sábado, 23 de março de 2019

Duas encarnações de uma banda

Depois de 8 anos a banda Maré alta voltou a ativa no começo de 2017. Desde lá já foram quase 50 apresentações, sim apresentações e não shows. Nestes dois anos de retorno da banda passamos por algumas mudanças de formação, e pela primeira vez ficamos reduzidos a uma dupla. Mas não foram apenas estas mudanças que ocorreram no dia a dia da banda, na verdade não foi nem a mais significativa. A principal diferença entre o cotidiano atual da banda e como era em nossa "antiga encarnação" é o status de nossas performances. Entre 2005 e 2009 a banda realizou 47 shows, sim shows e não apresentações como falei acima. 
 O que considero a diferença entre entre os dois termos. Quando um artista faz um show é um evento onde ele é a (ou uma das) atração(ões) principal(ais) e vem mostrar uma performance fechada de forma contínua, normalmente dura entre 1h30 e 2h00. Quando o artista faz uma apresentação ele é um fator a mais de atração da casa, ele faz a música do ambiente (não "música ambiente" que é a utilização de música fonomecânica para "preencher" o ambiente), são mais de uma entradas, fazendo diversos "mini apresentações", é quando falamos que o músico vai "fazer noite" ou o famoso "baile".
 E nesta "nova encarnação" da banda o temos feito são apresentações, noite. Fizemos quase a mesma quantidade de performances nestes 2 anos que fizemos em 5 anos, com a diferença de que nos 5 anos fizemos shows e nestes 2 anos fizemos apresentações, são mundos diferentes.
  O principal ponto para trazer este tema é deixar um ponto para refletirmos. Estes dois tipos de performance servem a estratégias de carreiras diferentes, então temos que pensar se vale mais a pena, pelos nossos planos, fazer 1 show ou diversas apresentações? 

O que você pensa sobre este assunto? 
Deixa aqui nos comentários!

até

Nenhum comentário:

Postar um comentário